42 Comments

  • MrDiephe

    Nem a gripe espanhola (que não era espanhola) é o "bixo de sete cabeças" quando se conhece a história, a política e o clima lá da primeira guerra mundial…
    A gripe matou por omissão e descaso da mesma forma que gripe comum pode matar em nossos dias.
    Obs.: A gripe espanhola não começou na Espanha e não teve o maior número de mortes neste país… Quantas pessoas sabem disso?
    Todos os anos a gripe produz uma nova mutação que inicialmente não é identificada. Isto é o que o corona vírus é: uma mutação comum, da gripe comum… O mundo deve estar bestializado…

  • Namastê paz e Luz

    Nos já somos bichados e fregueses dos UPAS da vida,acho que já estamos imunes,SUS na terra da rainha👑não tem a mesma competência do Brasil🏆é nóis👊

  • Alisson Nunes

    Ótimo vídeo! Muito bom. Que situação assustadora, sei que não é o momento, mas não dá pra deixar de pensar como esses acontecimentos se parecem muito com aqueles vistos normalmente em filmes com temática zumbinesca.

  • fatima

    Por favor, cobertura do vírus nos Estados Unidos, já que tem uma grande quantidade de brasileiros lá, e que USA não tem saúde pública, como as pessoas sem planos de saúde vão se virar

  • Lidia Silveira

    Gostei de ver como governo da Inglaterra está se comportando.
    Que sirva de exemplo! Guerra e guerra!!! 😷

  • Daniel Silva

    em cada contêiner de 18 metros por 2,4 de largura cabe 4 leitos, fica a pergunta, se tem casas sendo construída dentro de contêineres, porque até hoje não se criou módulos para montar consultórios dentro de contêineres no brasil? é fato coisas modulares podem sair até 50% mais barato, e é outro fato 5 contêineres deste aqui na upa oeste faria uma diferença muito grande. espero que depois destas os jumentos aqui no brasil aprenda.

  • Hakiro - Kun

    A teoria do Big Bang é uma tentativa da Física de explicar as origens do Universo. De forma bastante simples, ela afirma que todo o Universo iniciou-se a partir de uma singularidade, que vem expandindo-se pelo menos há 13,8 bilhões de anos. A teoria foi proposta pela primeira vez em 1920 pelo astrônomo e padre jesuíta Georges-Henri Lemaître (1894-1966), à qual ele se referia como a “hipótese do átomo primordial”. Posteriormente essa teoria foi desenvolvida pelo físico russo George Gamov (1904-1968). Uma de suas principais sugestões foi que a formação dos núcleos atômicos (nucleossíntese) nos primórdios do Universo deveria deixar como rastro uma radiação detectável, na faixa das micro-ondas.

    Aspectos principais da teoria do Big Bang

    Após o surgimento da teoria de Lemaître, as observações astronômicas de Edwin Hubble (1889-1953) mostraram que as galáxias afastam-se umas das outras em todas as direções do espaço e em altas velocidades. Essa evidência, juntamente à descoberta acidental da radiação cósmica de fundo, em 1965, pelos físicos Arno Penzias (1933) e Robert Wilson (1936), reforçou a aceitação da teoria do átomo primordial. O afastamento das galáxias foi considerado uma sugestão direta de um universo em expansão, enquanto a detecção da radiação de fundo confirmou as previsões teóricas do modelo de Gamov, sugerindo que o Universo teve um início, no qual os núcleos atômicos foram criados em um dado momento pelo processo de nucleossíntese.

    Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

    Muitos pesquisadores investiram nessa teoria, que mais tarde foi chamada de teoria do Big Bang. Confira a seguir uma linha do tempo com as principais etapas da formação do universo de acordo com essa teoria

    O começo de tudo

    Apesar da sugestão do nome, o Big Bang não foi de fato uma explosão, mas sim uma grande expansão (por razões desconhecidas) de um ínfimo ponto do espaço, chamado de singularidade, com densidade e temperatura infinitamente altas.

    Período inflacionário

    Quando o Universo tinha uma idade de aproximadamente 10-35 segundos, durante o período inflacionário, o seu tamanho aumentou exponencialmente, dobrando cerca de 90 vezes. Ao final dessa expansão acelerada, o Universo tornou-se mais frio e menos denso. Nesse período surgiram as forças fundamentais da natureza, bem como o tempo e o espaço.

    Universo opaco

    Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

    Os elementos mais leves da tabela periódica (Hidrogênio e Hélio) surgiram nos primeiros minutos de vida do universo por meio da combinação de prótons, dando origem aos núcleos atômicos mais leves. Esse processo deixou um rastro de energia detectável, proveniente de todas as direções do universo a radiação cósmica de fundo. Durante os seus primeiros 300-400 mil anos de idade, o universo era tão denso que a luz não conseguia propagar-se, tudo era como uma névoa densa, que absorvia toda a luz.

    Universo transparente

    Com a crescente expansão do universo e diminuição da temperatura, os elétrons livres uniram-se aos núcleos atômicos, formando os primeiros átomos neutros, na fase conhecida como “recombinação”. Nessa fase, a luz passou a se propagar com mais facilidade pelo espaço, e o Universo tornou-se cada vez mais “transparente”.

    Colapso gravitacional

    Cerca de 200 milhões de anos após a sua expansão inicial, as forças gravitacionais começaram a aglutinar grandes porções de gás. Nessa época, a composição do universo era de aproximadamente 75% de Hidrogênio para 25% de gás Hélio. Com o acúmulo de átomos em pequenos volumes e sob altas temperaturas e pressões, iniciou-se o processo de fusão nuclear dos átomos de Hidrogênio, dando origem às primeiras estrelas.

    Formação das galáxias

    Passados 500 milhões de anos desde o início do universo, a força gravitacional uniu, lentamente, aglomerados de estrelas – as galáxias. Estas, em mútua atração, formaram os primeiros clusters (galáxias em atração gravitacional), que, por sua vez, formaram seus grupos locais.

    A teoria do Big Bang foi capaz de explicar algumas observações astronômicas importantes, bem como responder de maneira satisfatória a algumas de nossas perguntas sobre a origem do universo, no entanto, deixou na mesma medida uma série de questionamentos. Há muito para se descobrir sobre a origem do universo, e os astrônomos continuam em busca de respostas, escavando, cada vez mais fundo, a história do cosmos.

    Concepção artística da formação do universo a partir de sua expansão inicial

    Publicado por Rafael Helerbrock

    Compartilhe!

      

    Artigos Relacionados

    Big Bang de Laboratório

    Clique e entenda em que consiste o maior acelerador de partículas do mundo!

    As galáxias

    Abrigo de inúmeros objetos astronômicos.

    O Big Bang

    Teoria acerca da criação do universo formulada por astrônomos e físicos.

    As Forças Fundamentais da Natureza

    Clique aqui e conheça quais são as forças que integram as forças fundamentais da natureza!

    Ciclo de vida das estrelas

    Conheça o fascinante ciclo de vida das estrelas.

    Lei de Hubble

    Clique para conhecer a Lei de Hubble, lei que determina a velocidade de afastamento das galáxias e comprova a expansão do universo.

    Apollo 11

    Acesse este texto para saber mais sobre a Apollo 11, a expedição que permitiu que o homem pisasse em solo lunar pela primeira vez na história.

    Bóson de Higgs

    Você sabe o que são os bósons de Higgs Saiba o que são, qual a sua origem, quem as descobriu e qual a sua importância para o Universo.

    Zero absoluto

    O que é o zero absoluto Entenda a definição desse conceito e qual é a sua relação com o princípio da incerteza. Veja também se o zero absoluto já foi ultrapassado.

  • L Romano

    Brasil já são milhares de infectado , ônibus em chamada etc governo tá escondendo casos .muito morrendo nas favelas

  • Mujahid Abuul

    Tem que tomar cuidado mesmo …mas precisa de tanta tensão assim …ou estão querendo deixar o povo em panico ?

  • José Augusto Pereira de Sousa

    Achei tímida a atuação do Brasil. em avião infectado, precisam monitorar todos passageiros, não 16 somente. Gostei da ideia da barraca na Itália, acho que consultas em suspeitos poderiam ser feitas em locais cobertos e semiabertos. O Drive Thru da Saúde também ótima sacada. Vamos aprender com os outros países, é importante!

  • figueiredo_

    coronavirus só vem aumentando no Brasil, já tem casos confirmados no RJ, SP etc… mas pessoas ainda insistem em ir a locais muito cheios por exemplo um amigo carioca meu vai para o baile da escocia onde muita gente ira se juntar e não cancelão o evento por ignorancia brasileiro um dos piores tipos viu…

  • Gabriel sampaio

    Aquí no brasil cómo tratamos os cientistas e professores vamos criar uma equipe de ponta com os pastores com direito a jejum e oração pra não sermos contagiados

  • Charles Roderic

    Me lembro que antes desse surto estavam todos brincando sobre a 3 Guerra Mundial….
    Ta ai….queriam uma guerra ela veio…..menos grave….claro….

  • Liberdade e Harmonia com o Universo.

    Sim o UK esta mais "a frente, blah blah blah" afinal eles estão mais perto do maior foco fora da China, tem mais fluxo de estrangeiros que o Brasil etc e tal, fora que é Inverno no Hemisfério Norte, o Corona vírus esta igual as guerras Mundiais= os focos eram bemmmmm distantessssss do Brasillllllll!
    Os dois casos no Brasil pelo que eu soube vieram da Europa
    Boa Sorte UK, Europa e àsia

  • Edian Franklin Franco de los Santos

    Enquanto eles fazem investimento em pesquisa e confiam no cientistas, no Brasil o governo corta o orçamento pata pesquisa e desacredita os cientistas

  • Bananahack games

    Na minha opinião,o coronavirus não é tão letal,e não vai causar tantas mortes,é só saber se cuidar…

  • Pamela

    Enquanto isso nosso ministério da saúde fez um app todo cagado, com informações erradas e mal traduzidas. parabéns aos envolvidos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *